Colesterol alto - alimentos naturais que ajudam a baixar os níveis


Muitos alimentos funcionam como verdadeiras armas para combater o LDL (o mau colesterol) e elevar o HDL (sua versão boa). Até mesmo o chocolate -- quem diria! -- pode ser um aliado nessa batalha. As descobertas pipocam a todo instante. Veja o que os cientistas já sabem:

Hortelã -- O suco da espécie Mentha piperita, ou hortelã-pimenta, é não só um autêntico antídoto contra o LDL como ainda levanta as taxas de HDL, o bom colesterol. Os especialistas recomendam duas doses da bebida, que deve ser preparada da seguinte maneira: em um litro de água, coloque 100 gramas de folhas frescas e bata no liquidificador. Coe e beba em seguida. Mas atenção: crianças, grávidas e bebês só devem tomar o refresco com orientação médica.

Maracujá -- Um estudo coordenado pelo químico Armando Asbaa Srur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, constatou que a casca da fruta é cheia de pectina, uma fibra solúvel que ataca em cheio o colesterol e, de quebra, as altas taxas de glicose. Duas colheres de sobremesa da farinha da casca de maracujá polvilhadas em cada refeição surtem um bom efeito. Aqui vai a receita:

1. Selecione maracujás firmes e sem rugas. Retire a polpa e corte a casca ao meio ou em pedaços. 2. Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de meia hora, mexendo de vez em quando. 3. Retire a assadeira do forno quando a casca estiver torrada. Bata no liquidificador. Se restarem grumos, peneire a farinha. 4. Acrescente a farinha em pratos e bebidas.

Chocolate -- Sim, ele mesmo. Todo mundo sabe que essa delícia é gorduroso. Só que a gordura do cacau, chamada ácido esteárico, ganha nova roupagem no fígado, transformando-se em ácido oléico -- um tipo benéfico também presente no azeite de oliva. E mais: o consumo de 20 gramas diárias (um tablete pequeno ou um bombom) aumenta em até 20% a quantidade de antioxidantes no corpo. Esses últimos evitam que o mau colesterol se deposite nas paredes dos vasos. Mas atenção: só vale o chocolate amargo, já que a gordura saturada presente no leite atrapalha os benefícios daquela que está no cacau.

Óleos vegetais -- São ricos em gordurinhas do bem. Presentes nos óleos de oliva ou canola, na azeitona, e ainda no abacate e nas oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas), as gorduras monoinsaturadas são mestras em reduzir o colesterol total sem abaixar as taxas de HDL, o benfazejo. Para aproveitar melhor o azeite, prefira o extravirgem, que tem também componentes antioxidantes. As gorduras poliinsaturadas -- aquelas dos festejados ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 -- também surtem o mesmo efeito. Além dos óleos vegetais, elas estão em nozes e sementes de linhaça, e ainda nos peixes de águas frias, como o salmão, o atum, a sardinha e o bacalhau.

Soja -- Esse pequeno grão é uma verdadeira farmácia, cheia de compostos benéficos. As isoflavonas evitam a formação das placas de gordura no sangue. Os fitosteróis competem com o colesterol, fazendo com que seja eliminado do organismo. E ainda tem as fibras solúveis, que reduzem os níveis de LDL. Por tudo isso, o FDA -- órgão que fiscaliza alimentos e remédios nos Estados Unidos -- recomenda o consumo diário de 25 gramas de proteína de soja (o equivalente a 100 gramas de soja cozida, um copo de leite de soja ou meia xícara de tofu). De acordo com uma pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Paulo, esse hábito pode nocautear de 3,5% a 6,4% do LDL e levantar a taxa do HDL em até 10%.

Fibras solúveis -- Presentes em várias frutas (maçã, laranja e goiaba) e leguminosas (feijão, grão-de-bico e lentilha), essas substâncias comprovadamente detonam as taxas de colesterol. Uma teoria sugere que elas absorvem ácidos biliares no intestino, essenciais para que a molécula gordurosa penetre nas paredes do órgão. Mais tarde -- adivinhe -- ela será eliminada. A alcachofra também é rica em inulina, uma fibra solúvel que ajuda o fígado a ficar em forma, evitando, assim, que o LDL fuja dos parâmetros normais.

Aveia -- Outra super-heroína contra o colesterol. Em 2004, o primeiro estudo brasileiro sobre os benefícios da aveia, feito na Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, demonstrou uma queda de até 15% dos níveis da gordura no sangue em 126 voluntários que consumiram diariamente 100 gramas de flocos de aveia.

Amaranto -- Um grão andino riquíssimo em proteínas, cálcio e zinco que, segundo estudos da Universidade de São Paulo, derruba as taxas de colesterol.

Vinho -- Os flavonóides da casca da uva já se tornaram sinônimo de vasos e artérias saudáveis, graças à sua poderosa ação antioxidante, que ajuda a evitar a formação de placas. Um cálice por dia é a medida certa -- lembrando que o álcool não é muito recomendável para diabéticos, hipertensos e quem tem altos níveis de triglicérides. Nesses casos, um bom copo de suco de uva já faz as vezes do vinho.

Alho -- Sua força anticolesterol está nos compostos sulfurosos que, infelizmente, não resistem ao calor da panela. Ou seja, quem quiser se beneficiar terá que comer um dente grande de alho cru por dia! A alternativa a essa terapia malcheirosa é engolir a mesma porção em forma de cápsula.

Berinjela -- uma promessa não cumprida

Berinjela para combater o colesterol? Esqueça, isso não passa de lenda e já devidamente desmistificada por um dos mais respeitados centros de cardiologia do Brasil, o Instituto do Coração, o InCor, em São Paulo. A receita de um copo de suco de laranja batido com berinjela fez grande sucesso entre os estudiosos do colesterol. Mas, em 2004, depois de acompanhar três grupos de pacientes, os cientistas do InCor verificaram que a tal beberagem só surtia efeito entre os que tomavam remédios para reduzir o colesterol. Ou seja, marmelada pura.

Fonte: http://saude.abril.com.br

2 comentários:

  1. Muito boa essas dicas, estou enviando para minha Mãe Catarina, que foi ao médico hoje e descobriu que está com colesterol alto!!

    abs
    marli martins

    ResponderExcluir
  2. gostei muito das receita e da Dica sobre a Beringela, não sabia que era mito

    mas gostaria de saber se o suco de abobora vermelha com laraja (não sei se é a abobora japonesa) se é bom para o colesterol
    mlmdefacio@hotmail.com

    ResponderExcluir