Infecção de Urina x Cranberry

A infecção no Trato Urinário (ITU), ocorre em todas as idades. Na infância as meninas são 10 a 20 vezes mais acometidas que os meninos. Na vida adulta , a incidência se eleva e o predomínio no sexo feminino se mantém, com picos de maior acometimento no início ou relacionado à atividade sexual, durante a gestação ou na menopausa, de forma que 48% das mulheres apresentam pelo menos um episódio ao longo da vida.
Na mulher, a susceptibilidade se deve à uretra mais curta e a maior proximidade do ânus com o vestíbulo vaginal e uretra. No homem, o maior comprimento uretral, maior fluxo urinário e o fator antibacteriano prostático são protetores. Considerando-se a população geral, as infecções urinárias são mais comuns em mulheres, na proporção de três para um homem.

O Cranberry é uma fruta diferente de qualquer outra do mundo. Nos Estados Unidos ela tem um importante papel nos tradicionais feriados e é símbolo de uma vida saudável. Sua história data de centenas de anos, por volta de 1620, quando americanos misturavam carne de alce com uma pasta, elaborada com a fruta, para conservar o alimento por um longo período. Além disso, também usavam o suco vermelho como tinta natural na coloração de tapetes, cobertores e roupas e, ainda, acreditavam em suas propriedades anti-sépticas, pois utilizavam o Cranberry em ferimentos causados por flechas venenosas. Conta à lenda que os peregrinos serviram Cranberries no primeiro dia de Ação de Graças em Plymouth, juntamente com peru selvagem. Durante a 2ª Guerra Mundial, tropas americanas solicitavam em torno de um milhão de quilos de Cranberries desidratadas, por ano, como forma de alimentação saudável para os soldados.
O Cranberry é uma planta nativa da América do Norte que apresenta em sua composição antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas, taninos condensados e ácidos fenólicos, estes componentes podem impedir a adesão de certas bactérias, incluindo a Escherichia coli, associada às infecções do trato urinário. As propriedades de anti-adesão do Cranberrypodem também inibir as bactérias associadas à úlcera estomacal. Pesquisas científicas recentes também demonstram que o Cranberry contêm quantidades significativas de antioxidantes e outros fitonutrientes com o potencial de impedir danos oxidativos causados pela espécie reativa do oxigênio deste modo, protege o organismo contra doenças cardiovasculares e câncer.
O cranberry arbusto ( Vaccinium macrocarpon ) é um arbusto de baixo crescimento verde com folhas coriáceas e bagas vermelhas brilhantes. Este membro da família de Heath cresce em montanhas, florestas e pântanos úmidos do Alasca para Virginia. No entanto, a maioria dos frutos comerciais são produzidas em Massachusetts e Wisconsin. Os nativos americanos usaram cranberries, tanto para alimentos e medicamentos. As bagas foram apreciados crus ou adoçado com açúcar de ácer. Além disso, usaram-los em molhos, pães e pudins, e utilizado arandos em emplastros para o tratamento de feridas. Cranberry folhas eram normalmente utilizados para diarréia e distúrbios urinários. Os marinheiros durante o período colonial utilizado cranberries para prevenir o escorbuto. Hoje, cranberry está disponível em uma variedade de produtos tais como cranberries congeladas, suco de cranberry e suco de cocktails, molho de cranberry e cápsulas contendo pó de cranberry. Molho de cranberry ou geléia são comumente usados ​​durante a temporada de férias de fim de ano. A forma mais popular de cranberries é o cocktail cranberry doce que contém cerca de 30 por cento de suco de cranberry. A Apple cranberry e bebidas cranberry outros contêm apenas cerca de 10 por cento de suco.Cranberries são distinguidos pelo seu gosto extremamente amargo, devido ao seu baixo teor de açúcar e alto teor de ácido. Cranberries são ricos em ácido cítrico, málico, cafeico e outros ácidos. Eles também contêm flavonóides, antocianinas, ácido elágico e vitamina C. Devido ao seu teor de tanino, as bagas possuem uma adstringência natural.

Entre outras indicações, as mais significativas são:

.  Infecção do trato urinário (tratamento e prevenção);
.  Doença periodontal;
.  Tratamento de úlcera estomacal causada por H. pylori;
.  Anti-envelhecimento;
.  Anti-câncer.

Podemos encontrar o cranberry em aqui no brasil em suco, nos grandes supermercados,  e em cápsulas e xarope. Geralmente este produto pode ser encontrado com mais facilidade em lojas de produtos naturais. Eu usei, minha mãe usa e a indicação foi do urologista que consultei. Segundo ele, o suco de cranberry cria uma camada protetora na parede da bexiga que não deixa a bactéria aderir, sendo esta eliminada pela urina. Em caso de dúvidas consulte seu médico antes de usar, pois infecção no trato urinário é uma doença que pode trazer consequências seríssimas se não for tratada.






2 comentários:

  1. Oi!
    Esse texto é rico em informação e conhecimento,desconhecia o fato do Cranberry ser usado na medicina.Valeu!.
    Obrigado por seguir o meu blog,sejam bem vindos.
    Tenham um lindo fim de semana com muita paz.
    Bjos.
    http://wwwavivarcel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Compro o cranberry como fruta seca, está me ajudando nas infecções recorrentes, mas uma dúvida é que em alguns lugares diz que o cranberry é azedo e a fruta seca que compro é bem docinha, será que colocam alguma coisa nela?

    ResponderExcluir